O que é o EJA e como funciona?

O índice de estudantes que não conseguiram concluir o ensino fundamental e médio por alguma razão ainda é muito alarmante no nosso país. Por isso, quem ainda não tem o certificado de conclusão precisa estar ciente das possibilidades disponíveis.

Um dos programas mais utilizados para combater esse cenário de estudantes sem o ensino básico completo, é o EJA. Você sabe do que se trata? Leia o texto a seguir para saber o que é o EJA e como ele funciona:

O que é o EJA?

O ensino básico é fundamental para vários aspectos da sua vida. Além de ser importante para o seu conhecimento profissional, o certificado de conclusão é necessário para conseguir um emprego de carteira assinada, assim como também é fundamental para que o estudante possa realizar um curso superior.

Mas, seja lá por qual razão, ás vezes o estudante não consegue completar o ensino fundamental e médio no tempo estimado. E o mesmo pode utilizar o recurso do Educação de Jovens e Adultos – EJA. A inciativa promove a conclusão do ensino médio em um período reduzido de tempo e pode ser acessada através do ensino presencial ou a distância.

Quem pode participar?

Quem deseja usar esse recurso e conquistar o seu certificado em pouco temo precisa estar atento às datas de matrícula EJA 2020. Cada município se responsabiliza pela divulgação de informações da sua região.

Para quem está em busca do certificado do ensino fundamental, é necessário ter idade mínima de 15 anos. Enquanto para o ensino médio, a idade mínima é de 18 anos.

Como funciona?

O programa proporciona o ensino das mesmas matérias da base curricular comum, a diferença está na duração da grade. A proposta do EJA funciona através de uma parceria com instituições de todo o país.

As aulas são aplicadas geralmente no turno da noite, em consistem no mesmo modelo de ensino tradicional: aulas regulares das matérias, entrega de trabalhos e período de provas.

Como se inscrever?

Quando as inscrições para o EJA começarem, você deve identificar as instituições de ensino parceiras do programa e escolher em qual delas vai estudar. Você pode reunir documentos e realizar a sua matrícula na escola.

Uma outra opção bastante acessível é usar o recurso matrícula fácil EJA. Essa opção permite que o estudante faça a sua pré-matrícula online e garanta a sua vaga sem sair de casa. Só é preciso confirmar a sua matrícula presencial quando as aulas começarem.