8 MELHORES UNIVERSIDADES PÚBLICAS NO BRASIL

Para quem está planejando começar o ensino superior em breve, uma dica importante é selecionar bem a instituição em que você irá se formar. Muitos estudantes se preparam bastante para ingressar no ensino público a fim de garantir boas vagas no mercado de trabalho. Você sabe como selecionar uma instituição de ensino e quais requisitos priorizar?

Se está buscando uma boa universidade para fazer a sua graduação valer a pena, veja a seguir as 8 melhores universidades públicas do Brasil.

8 melhores universidades públicas no Brasil

1. USP – Universidade de São Paulo

Sendo uma das principais universidade do país, a USP tem mais de 100 cursos e sempre se destaca no quesito qualidade de ensino. Vale mencionar que esta instituição é muito importante para o setor de pesquisa do pais.

2. Unesp – Universidade Estadual Paulista

A Unesp se destaca como universidade, por ser importante não só em questão de ensino e pesquisa, mas por ter uma grande participação de serviços à comunidade.

3. Unicamp – Universidade Estadual de Campinas

Localizada em São Paulo, a Unicamp também está entre as melhores universidades públicas do país, principalmente por ter altos índices de qualidade de ensino.

4. ITA – Instituto Tecnológico de Aeronáutica

Representando a Força Aérea Brasileira, o ITA é uma instituição pública de ensino superior ligado à engenharia. As vagas são muito concorridas!

5. UnB – Universidade de Brasília

A Universidade de Brasília possui excelência no quesito ensino, assim no na pesquisa. Esta é uma das instituições públicas mais importantes do país.

6. UFSCar – Universidade Federal de São Carlos

Também presente no estado de São Paulo,a USFCar é uma instituição que dispõe de 38 departamentos acadêmicos. Vale mencionar que a universidade tem um grande número de artigos publicados por seus pesquisadores.

7. UFMG – Universidade Federal Minas de Gerais

A Universidade Federal Minas de Gerais está situada na cidade de Belo Horizonte e é a maior universidade de seu estado, responsável por desenvolver grandes projetos para o ensino.

8. UFLA – Universidade de Lavras

A UFLA também está situada em Minas Gerais. A universidade possui um dos melhores índices de qualidade do MEC.

Como posso me inscrever?

Para ingressar nas instituições mencionadas é preciso realizar a sua inscrição SISU. O Sistema de Seleção Unificada permite a distribuição de vagas nas universidades públicas para jovens e adultos que realizam a avaliação do ENEM. O SISU abre inscrições duas vezes por ano, sendo no primeiro semestre e no segundo.

Apesar da realização do Exame Nacional do Ensino Médio, que padronizou o ingresso no ensino superior, algumas universidades não aderiram ou aderiram somente parcialmente a avaliação. Vale conferir com a sua instituição de escolha se há a possibilidade do vestibular próprio.